Saúde para Cidadãos por Cidadadãos

health_for_people_by_people_and_with_peopleEste relatório mostra como um modelo de atenção à saúde pode combinar o melhor conhecimento clínico e científico com a experiência e o empenho dos pacientes.

Principais conclusões

Este relatório defende a mudança de três componentes vitais do atual sistema de saúde:

  • Em primeiro lugar, alterar o modelo de consultas para criar conversações que combinem expertise clínica com os objetivos de bem-estar visados pelo paciente, associadas à intervenções de mudança de comportamento e construção de redes de apoio.
  • Em segundo lugar, o credenciamento de novos serviços que forneçam ‘mais do que medicina’ e deem apoio à mudança de comportamento a longo prazo, que melhorem o bem-estar e promovam a construção de redes sociais de apoio.
  • Em terceiro lugar, construindo conjuntamente vias de entendimento entre pacientes e profissionais, focando em resultados de longo prazo em prevenção e recuperação.
  • Os desafios com que se defronta o sistema de atenção à saúde demonstra que melhorias incrementais serão insuficientes; em vez disso o Sistema Nacional de Saúde (na sigla em inglês NHS) deve transformar-se por meio da mudança do sistema.

O maior desafio para o sistema de saúde é a capacidade para tornar-se eficaz e abordar as causas subjacentes da saúde precária, bem como as questões médicas mais conhecidas. Este relatório e o projeto People Powered Health (Empoderamento das Pessoas em Saúde) do qual faz parte, esboça as mudanças necessárias para ajudar o sistema de saúde a fazer o melhor com as habilidades e o comprometimento de funcionários, pacientes e comunidades, a fim de enfrentar esse desafio.

As abordagens descritas neste relatório não foram concebidas somente para permitir que os pacientes se tornem mais confiantes e capazes de administrar suas condições de saúde da melhor maneira. Elas também visam abordar as causas que estão na raiz dos problemas de saúde, a mudança de comportamentos a longo prazo e o apoio das redes sociais que permitam melhorar a saúde. O prêmio a ser alcançado é o potencial para melhorar os resultados em saúde e a redução dos custos do sistema de saúde.

Autores

Mathew Horne, Halima Khan e Paul Corrigan

 

Clique aqui para baixar o exemplar:
www.nesta.org.uk/publications/health-people-people-and-people

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *