Evento de apresentação do “Pitch das Tecnologias do Modelo de Inovação Aberta Tech-Push”

Foto-evento-IAL

No dia 21 de fevereiro foi realizada, no Auditório Dr. Augusto de Escragnolle no Prédio Central do Instituto Adolfo Lutz, a Cerimônia de Apresentação do “Pitch das Tecnologias do Modelo de Inovação Aberta Tech Push” dentro do Projeto – São Paulo: Inovação Aberta em Saúde – desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com Reino Unido.

O projeto tem como objetivo acelerar a incorporação de resultados de pesquisa científica em produtos e serviços que contribuam à melhoria da saúde da população. Ele tem por foco os Institutos de Pesquisa em Saúde do Estado, e se orienta pela estratégia de novação aberta.

Os parceiros envolvidos no projeto: Governo do Estado de São Paulo: Secretarias de Governo, da Saúde, de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Procuradoria Geral do Estado, a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais e o Instituto Adolfo Lutz. Embaixada do Reino Unido; as Fundações Carlos Alberto Vanzolini e Instituto de Administração em São Paulo, e as entidades Nesta e 100% Open no Reino Unido.

Iniciado em junho de 2016, o projeto recebeu financiamento do Prosperity Fund e sua conclusão está prevista para março próximo.

Os objetivos deste evento foram o de compartilhar as conclusões e os resultados substantivos do projeto piloto desenvolvido no Instituto Adolfo Lutz e focados no programa de aceleração de tecnologias por meio da apresentação do Pitch para uma banca de convidados.

A composição da banca de avaliadores do evento contou com a presença das seguintes autoridades:

  • Helio Hehl Caiaffa Filho ( Presidente da Banca, Responsável Técnico NIT-IAL e Diretor Geral do Instituto Adolfo Lutz)
  • Arly Belas (Gerente Regional do Setor de Saúde, Department for International Trade do Consulado Britânico)
  • Gabriel Tannus (Coordenador Adjunto Bio Brasil FIESP)
  • Guilherme Ary Plonsky (Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP e diretor das Fundações Carlos Alberto Vanzolini e Instituto de Administração)
  • Maria Inez Biazotto ( Procuradora do Estado Chefe Substituta da Consultoria Jurídica da Secretaria de Estado de Saúde)
  • Sergio Swain Muller (Coordenador da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos de Saúde – CCTIS)
  • Marcos Boulos (Coordenador da Coordenadoria de Controle de Doenças – CCD)

 

Após a abertura tivemos o Pitch – apresentações técnicas de cada uma das tecnologias aceleradas:

  • Produto e processo para diagnóstico de HTLV – Inventores/Pesquisadores: Adele Caterino de Araujo, Maria Gisele Gonçalves e Lucila Okuyama Fukasawa
    Desenvolvimento de produto e processo de diagnóstico molecular que permite a detecção simultânea dos vírus linfotrópicos de células T humanas dos tipos 1 e 2 (HTLV-1 e HTLV-2) e pesquisar o DNA proviral desses vírus em células do sangue periférico.
  • AGCALC – Inventores/Pesquisadores: Sabria Aued Pimentel, Mahyara Markievicz Mancio Kus Yamashita e Simone Alves da Silva
    Software para análise de ácidos graxos com objetivo de padronizar o procedimento e facilitar o cálculo destes componentes nos alimentos, de maneira simplificada e otimizada, com confiabilidade, podendo fornecer ao consumidor uma informação nutricional fidedigna. Os métodos usualmente utilizados na rotulagem de alimentos pela indústria apresentam erros que ultrapassam bastante as faixas de tolerância aceitas pela vigilância sanitária.
  • Programa de controle de Qualidade em ensaios sorológicos para HIV – Desenvolvimento de material de referência e painel de controle de qualidade em ensaio sorológico para HIV, que garante maior confiabilidade ao processo, com menor custo. Inventores/Pesquisadores: Márcia Jorge Castejon, Rosemeire Yamashiro e Carmem Aparecida de Freitas Oliveira
  • Sistema de Planejamento – Sisplan – Inventores/Pesquisadores: Lan Hee Suh e Raphael Ramos
    Ferramenta para o gerenciamento do Plano Estadual de Saúde e seu monitoramento (planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação de ações estratégicas).
  • Aplicativo para controle de vetores – Inventores/Pesquisadores: Fabio Bardella e Allan Antonio Kubo
    Tecnologia para combater e eliminar os focos de vetores transmissores de doenças infecciosas.
  • CardGame Infecção – Inventores/Pesquisadores: Virginia Bodelão Richini Pereira, Thiago Silva Messias e Kaique Cesar de Paula Silva.
    Jogo destinado a alunos do ensino fundamental, médio e superior que instrui de forma lúdica conceitos básicos de microbiologia, parasitologia e imunologia contribuindo assim, com a aprendizagem e dinâmica no ensino científico.

Convite do evento
Release do evento
Programa e Recomendações Gerais do evento
Pitch das Tecnologias do Modelo de Inovação Aberta Tech-Push

Programa de Aceleração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *