Catálogo de Exemplos de Coprodução

co-production_catalogue_report_coverO relatório contém exemplos inspiradores de serviços públicos colaborativos em operação e foi concebido para permitir que profissionais ampliem suas informações sobre a prática da coprodução

 

Principais conclusões:

  • Coprodução significa oferecer serviços públicos contando com a participação das pessoas.
  • Coprodução implica estabelecer uma relação de paridade entre profissionais, usuários dos serviços, suas famílias e vizinhos.
  • Quando os serviços públicos são prestados desta forma, tanto os serviços quanto as pessoas que os utilizam tornam-se agentes de mudança mais eficazes.

Este catálogo constitui o mostruário de uma série de estudos de caso da prática da coprodução.

Permite que os profissionais reflitam sobre suas próprias práticas e sobre o alcance destas para a coprodução. Oferece aos profissionais maiores informações sobre como a coprodução se apresenta na prática. Focaliza, em especial, a atenção à saúde e à área social, além de recursos e outras informações sobre a coprodução no Reino Unido e a experiência internacional.

Além de ampliar a divulgação da abordagem com foco em pessoas, a coprodução também pode permitir resolver a questão da falta de confiança entre alguns usuários e profissionais, uma cultura de dependência em que os indivíduos contam com o Estado para resolver seus problemas; e a cultura do especialista, em que os profissionais são treinados para ser a única fonte de soluções.

A melhor contribuição da coprodução é capacitar pessoas para que possam viver a vida que desejarem em suas comunidades.

Este catálogo foi encomendado pela Nesta em apoio ao programa People Powered Health e produzido pela NEF

Autores

Nesta, Nef, Innovation Unit

 

Clique aqui para baixar o exemplar:
www.nesta.org.uk/publications/co-production-catalogue