Apoio entre Parceiros Transforma Vidas

people_helping_people_peer_support_that_changes_livesEste relatório aborda a questão de como o apoio entre parceiros pode ajudar as pessoas a utilizar suas potencialidades e habilidades, rejeitando o modelo padrão de doença, valorizando a autoeficácia e a esperança.

Principais conclusões

Este relatório reúne o aprendizado prático e o relato de quatro ações de apoio entre parceiros:

  • Atividades baseadas no apoio entre parceiros, nas quais as pessoas aprendem novas habilidades ou compartilham experiências práticas, criando um contexto de apoio mútuo entre indivíduos com problemas semelhantes.
  • Apoio individual oferecido por meio de telefone e/ou encontros presenciais (face a face) por alguém que passou por circunstâncias semelhantes, compartilhando experiências vivenciadas durante longo período.
  • Amparo por meio de uma relação informal, mas intencionalmente orientada, que pode ou não estabelecer-se em torno de experiências semelhantes, frequentemente para apoiar a transição de uma fase de recuperação à outra.
  • Atividades de apoio entre parceiros, organizadas em torno de um eixo comunitário ou de vizinhança, e concentradas na criação de relações sociais fortes, solidárias e sustentáveis.

Sabe-se que o apoio entre parceiros é fundamental para o sucesso de uma abordagem como a do People Powered Health (Empoderamento das Pessoas em Saúde). É uma forma de introduzir o aspecto social no âmbito da atenção médica. O apoio entre pares é um aspecto bem testado no âmbito da assistência social, bem como da saúde física e mental. Em situação cotidiana, constitui a estrutura básica de nossas famílias, relações de amizade e comunidades. Médicos e prestadores de serviços de saúde há muito entenderam a importância desses fatores para a saúde e para o bem estar da população.

Esta abordagem desloca o foco da atenção em saúde de instituições, serviços e processos para concentrar-se em pessoas e nas relações envolvidas em cada interação de atenção à saúde. É uma abordagem que abre novas possibilidades para que as pessoas assumam o controle de sua própria saúde, ganhando confiança e autoestima, apoiando seus semelhantes, melhorando os resultados na área da saúde, e construindo relações sociais mais fortes por meio de amizades e apoio mútuo.

Apesar de não ser um conceito novo, o apoio entre parceiros não é uma atividade sistemática, nem tem sido utilizada em escala no atual sistema de saúde. Este relatório apresenta exemplos de como outros indivíduos têm integrado o apoio entre pares à rotina de atenção à saúde, o que faz essa modalidade funcionar e como ela pode situar-se no centro de um novo serviço de saúde que coloque as pessoas no âmago de seu coração.

Este vídeo examina o valor da integração de apoio entre parceiros em cuidados rotineiros.

Autores

Julie Temperley , Peter Baeck, Martha Hampson e Katharine Langford.
Editor Julie Temperley

 

Clique aqui para baixar o exemplar:
www.nesta.org.uk/publications/people-helping-people-peer-support-changes-lives

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *