SPUK Saúde – Cerimônia de apresentação de resultados do projeto

Tweet O projeto, fruto da cooperação entre o Governo do Estado de São Paulo e o Governo do Reino Unido, teve o objetivo de acelerar a incorporação de resultados de pesquisa científica em produtos e serviços que possam contribuir para a melhoria da saúde da população. O projeto adotou a […]

O projeto, fruto da cooperação entre o Governo do Estado de São Paulo e o Governo do Reino Unido, teve o objetivo de acelerar a incorporação de resultados de pesquisa científica em produtos e serviços que possam contribuir para a melhoria da saúde da população. O projeto adotou a abordagem de inovação aberta, que visa à promoção de parcerias colaborativas, envolvendo institutos de pesquisa, empresas (estabelecidas e nascentes), universidades, órgãos e entidades de governo e organizações do terceiro setor.

Os objetivos do evento são compartilhar as conclusões e os resultados substantivos do projeto, incluindo o lançamento de um desafio no campo da tuberculose; expor as diretrizes para a continuidade de ações estratégicas; promover mais um espaço para o diálogo entre os agentes do ecossistema de inovação em saúde paulista; e explorar a extensão da inovação aberta a outros ecossistemas de inovação no estado.

A iniciativa, que teve como foco potencializar o esforço de engajamento dos Institutos de Pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde no campo da inovação por meio dos respectivos Núcleos de Inovação Tecnológica, envolveu, entre outras, as ações seguintes:

  • Avaliação das necessidades dos Institutos de Pesquisa e identificação de boas práticas globais de inovação aberta que poderiam atendê-las.
  • Planejamento, execução e avaliação de dois projetos-piloto no Instituto Adolfo Lutz, com vistas a promover parcerias estratégicas: (i) a realização de um programa de aceleração para tecnologias desenvolvidas por pesquisadores do Instituto; e (ii) a modelagem e o lançamento público de um desafio na área de tuberculose.
  • Proposição de um modelo de inovação aberta para a saúde.
  • Sistematização de um guia de inovação aberta com base no intercâmbio de experiências relevantes entre o Brasil e o Reino Unido, bem como nos resultados dos projetos-piloto.

O evento contará com a participação dos patrocinadores, realizadores e parceiros do projeto: Governo do Estado de São Paulo (Secretarias da Saúde, de Governo e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e Procuradoria Geral do Estado); Embaixada do Reino Unido; Instituto Adolfo Lutz; e as Fundações Carlos Alberto Vanzolini e Instituto de Administração (Brasil), e Nesta (Reino Unido) e 100% Open (Reino Unido).

Iniciado em junho de 2016, o projeto recebeu financiamento do Foreign & Commonwealth Office (FCO), Departamento Ministerial do Exterior e da Comunidade de Nações (antiga Comunidade Britânica), por meio do Prosperity Fund.

 

Para acompanhar a Cerimônia ao vivo acesse:

www.vanzolini-gte.org.br/openinovation