Manuais da CC-09

Resolução CC-09, de 25/02/2005, estabeleceu para os órgãos do Governo do Estado de São Paulo, um conjunto normativo de instruções e recomendações para a melhoria na criação de serviços eletrônicos, desenvolvimento e gestão de sítios estaduais na internet.

Esses normativos, são chamados de Manuais da CC-09 e estão identificados a seguir, disponíveis para download.

 

Manual de Identidade Visual
Apresenta regras e recomendações para a padronização visual dos sítios do Governo do Estado de São Paulo. O seu objetivo é estabelecer um conjunto de orientações básicas, servindo de guia para designers e desenvolvedores. Apesar de o Governo do Estado já contar com nova identidade visual, não foi publicado nenhum Manual referente a mudança, então julgamos que este deva ser útil aos desenvolvedores.
Manual de Acessibilidade
Objetiva estabelecer um padrão comum de qualidade, no que diz respeito à acessibilidade Web para pessoas com deficiência sensorial, física e mental ou com outras dificuldades. É importante esclarecer que a simples aplicação destas recomendações auxilia, porém não garante a acessibilidade do sítio. Um processo visando acessibilidade deve ser empregado desde o momento da concepção do sítio ou de sua revisão de projeto, incluindo protótipos e testes com usuários para que as metas de acessibilidade sejam de fato atingidas.
Manual de Usabilidade
Apresenta um conjunto de recomendações e heurísticas de usabilidade, a serem considerados na criação de páginas na web pelos órgãos de governo. Muito útil na fase projetual ou de reformulação de sítios governamentais, uma vez que estabelece como princípio o “foco no usuário-cidadão”. Criado e utilizado pelo LabIHC – Laboratório de Interação Homem-Computador, do Governo do Estado de São Paulo.
Manual de Redação Web – Webwriting
Reúne sugestões e conselhos para conteudistas, no sentido de melhorar e adequar a criação de textos e composição de conteúdos na web, considerando o público-alvo e a mídia interativa. Em tom informal, este guia oferece dicas de redação, que tornam os conteúdos mais atraentes e adequados ao leitor web, também considerando os assuntos formalmente tratados quando se trata de textos governamentais.
Manual de Implementação de Serviços Eletrônicos
Oferece recomendações e considerações a serem integradas a projetos de criação de serviços públicos pela web. Essencialmente aplicável na etapa conceitual de projetos, que envolvam serviços destinados ao cidadão, este manual traz também uma inédita abordagem de migração de serviços do meio presencial para o digital, de modo a auxiliar desenvolvedores e projetistas.
Manual de Segurança na Web
Elaborado pela PRODESP, trata sobre a segurança física e lógica em ambientes de rede, bem como aspectos de hospedagem e necessidades organizacionais e institucionais para o ambiente seguro.