Gestão de Conhecimento na Agência de Modernização Administrativa

Tweet A AMA – Agência para a Modernização Administrativa é uma organização portuguesa, pública sob a tutela da Presidência do Conselho de Ministros. É responsável por muitas inovações que, em Portugal, procuram melhorar o serviço que várias entidades públicas prestam ao cidadão. Serviços como o Portal do Cidadão, o Cartão […]

A AMA – Agência para a Modernização Administrativa é uma organização portuguesa, pública sob a tutela da Presidência do Conselho de Ministros. É responsável por muitas inovações que, em Portugal, procuram melhorar o serviço que várias entidades públicas prestam ao cidadão. Serviços como o Portal do Cidadão, o Cartão de Cidadão, o Licenciamento Zero, são apenas algumas das realizações desta organização. Sabem que há um longo caminho a percorrer mas sabem também que aquele que já traçaram tem sido aclamado e premiado internacionalmente.

Foi com imensa satisfação que, há alguns anos, descobri que havia na AMA uma equipa de gestão de conhecimento e que hoje é liderada por João Ricardo Vasconcelos. Aproveitando o convite que a AMA me dirigiu para participar numa sessão exploratória para a definição de um Plano de Ação para a Administração Aberta, pedi ao João Ricardo alguns minutos do seu tempo para uma breve entrevista sobre o papel e o estado da gestão de conhecimento na AMA e na administração pública em Portugal.

Aqui está o fruto dessa conversa que tive, no passado dia 3 de Maio, com João Ricardo Vasconcelos (que, erradamente, teimei em tratar por João Carlos durante toda a entrevista).

Nesta entrevista, João Ricardo refere que os grandes desafios que se colocam à Rede Comum do Conhecimento criada pela AMA há já alguns anos são:

  1. manter os vários atores envolvidos para garantir atualidade e dinamismo
  2. captar boas práticas externas para difusão interna, e vice-versa
  3. simplificar o layout e navegação do RCC.

 
Links para os sites e projetos referidos na entrevista: