Estudos e Projetos

Este é um repositório de documentos produzidos pelos técnicos da iGovSP, tanto no desenvolvimento de suas funções governamentais, quanto em sua atuação acadêmica, quer individualmente ou colaborando com as equipes do Governo.

Esses documentos preservam, sem exceções, os direitos intelectuais de seus autores, permitido o uso, desde que citadas as fontes.

Modelos de negócios adotados para o uso de dados governamentais abertos: estudo exploratório de prestadores de serviços na cadeia de valor dos dados governamentais abertos
Dissertação apresentada ao Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo como requisito para obtenção do título de mestre em Ciências.
Governo Eletrônico – Reformas pelo lado da demanda
“As reformas pelo lado da demanda compreendem mudanças institucionais que acarretam maior pressão sobre os governos, em geral para a adaptação de seus serviços às preferências de grupos chave e para assegurar padrões de qualidade.”Leia o Artigo de Ciro Campos Christo Fernandes e José Carlos Vaz.
Desenvolvimento Social e Alta Tecnologia- Indústrias
Este estudo dos autores Ciro Campos Christo Fernandes e Luiz Antonio Joia, analisa as experiências de programas de Governo Eletrônico em administrações públicas estaduais, identificando as diferenças nas trajetória e níveis de maturidade obtidos, focando-se nos estados brasileiros de Alagoas, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e São Paulo. (artigo em inglês)
O emprego de recursos web 2.0 como ferramentas de Gestão do conhecimento e inovação
A dissertação do Cap. PM Rogério Caramit Gomes tem como objetivo investigar até que ponto a Polícia Militar tem utilizado adequadamente os recursos Web 2.0 e indicar soluções que otimizem a relação entre a gestão do conhecimento na PMESP, as inovações promovidas pela instituição e o emprego recente das ferramentas sociais, partindo do problema de que o uso inadequado desses recursos pode despender muito trabalho sem gerar plenamente os benefícios almejados.
Mídias Sociais – Recomendações de uso
Este guia tem a finalidade de prover conceitos básicos sobre Mídias Sociais e recomendações de conduta para os Servidores do Governo do Estado de São Paulo. As orientações aqui descritas são de ordem prática, que poderão contribuir para a redução de riscos e a maximização dos benefícios decorrentes do uso das Mídias Sociais

Baixe aqui a versão para mobile
Tese do Major Figueiredo da PM
“A Policia Militar do Estado de São Paulo e sua interface com as redes sociais na internet analise contextual e perspectivas” que mostra como a PM está utilizando as redes sociais.
Manuais da CC-09
Conjunto de normas e recomendações para a gestão dos sítios estaduais, compreendendo identidade visual, acessibilidade, usabilidade, redação web, segurança e implementação de serviços públicos eletrônicos.
Cidadania Digital
Dissertação de mestrado de Alvaro Gregorio, defendida em 2006. Apresenta benchmarks de portais de governo, críticas sobre usabilidade e acessibilidade, traçando o caminho seguido para a criação do Portal Cidadão.SP.
SMS e Serviços Públicos
Um estudo preliminar que propõe o uso da tecnologia de SMS/Torpedo, por órgãos governamentais, para a prestação de serviços eletrônicos. Contempla propostas de aplicação em algumas áreas do governo paulista.
Políticas Públicas de Gestão do Conhecimento como Estratégia de Iintegração com a Sociedade
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais para obtenção do grau de Mestre em Ciência da Informação.Autor: Pedro Calixto
Relatório de Atividades do SIC.SP
Os Serviços de Informações ao Cidadão (SIC) na Administração Pública do Estado de São Paulo: gestão documental e direito de acesso
projetos-AplicativosAplicativos
Confira, nesta página, os aplicativos de serviços públicos estaduais disponíveis.
projeto-SmartSP
SmartSP
O Smart SP é um projeto proposto pela iGovSP centrado no atendimento ao cidadão e reflete a ideia do Governo de utilizar a tecnologia para aproximar-se da sociedade.
projetos-SpukSPUK
Projeto de cooperação entre o Governo do Estado de São Paulo e o Reino Unido. Dados do governo devem servir além do próprio governo, devem ser matéria prima para a transparência, para a construção de novos serviços e para a criação de novos negócios pela sociedade
Governo Aberto SP
Governo Aberto é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que, por meio da disponibilização de suas bases de dados públicas, em caráter aberto e gratuito pela Internet, busca estimular a criação de novos serviços eletrônicos, a promoção da transparência e a melhoria de qualidade das informações de interesse da sociedade.

Acesse aqui o Relatório de Desempenho do Governo Aberto.

projetos-egoiaeGOIA
O eGOIA (Inovação e Acesso em Governo Eletrônico) foi um projeto do @LIS (Alliance for the Information Society) realizado entre 2004 e 2006, teve como objetivo implementar um sistema de demonstração capaz de fornecer suporte para o acesso de cidadãos de baixa renda, através da Internet, aos serviços públicos integrados de Governo Eletrônico. O eGOIA foi financiado parcialmente pela União Européia.Relatórios do projeto
Sobre o eGOIA
Relatórios (inglês)
Annual Techinical Report n.1
Folder do eGOIA
Cidadão.SP
O portal do Cidadão.SP substitui o Quadro Geral do Serviços Públicos, criado pelo artigo 2º da lei 10.294, de 20 de abril de 1999.Sob responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo, as informações aqui contidas são atualizadas periodicamente pelos órgãos responsáveis pelos respectivos serviços.
Observatório do Conhecimento
Este blog, abriga, em um espaço único, uma série de postagens e links para artigos, apresentações sobre o tema Gestão do Conhecimento e Inovação em Gestão.
Poupatempo Digital
A experiência do Governo em TV Digital