Concurso: uso do celular na prestação de serviço público


Comento sobre o uso do celular pelo Governo Paulista e lançar novo concurso: quem descobrir mais usos na prestação de serviços públicos será declarado vencedor com direito a prêmios (não me perguntou quais são pois ainda não sei… mas espero que voce concorra não pelo prêmio e sim pela oportunidade de mostrar sua criatividade, essencial para a inovação).

Sabe-se que, além das ferramentas sociais, algumas entidades do Governo de São Paulo usam o celular para estabelecer comunicação com o contribuinte. As informações são veiculadas pelo WAP, tecnologia que permite a navegação Web a partir do celular, até mensagens SMS. A Secretaria do Meio Ambiente e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), por exemplo, usam o WAP para receber sugestões e críticas, informar a condição de banho das praias e indicar o posto da entidade mais próximo do imóvel do cidadão.

Também o Metrô também possui um serviço de informações via WAP, por meio do qual informa os destinos e passa informações sobre viagens.

A própria Polícia Civil de São Paulo, entretanto não usa celular e prefere o Twitter
usada para informar tanto a população como policiais sobre operações recém executadas,como apreensões e prisões,eventos passados ou por realizar.

O celular auxilia CPTM a expandir segurança do sistema, combatendo práticas ilícitas e irregularidades e até evitar crimes dentro das estações do sistema ferroviário. O SMS-Denúncia é um meio de comunicação que permite ao passageiro avisar sobre qualquer suspeita de ilegalidade dentro do trem ou nos pontos de parada. Veja aqui a noticia completa.

A Lei Antifumo foi divulgada pela da Secretaria de Comunicação (Secom), que fechou uma parceria com as quatro principais operadoras de telefonia móvel que atuam em São Paulo para alertar a população sobre o início da mudança.As operadoras Vivo, Tim, Oi e Claro dispararam mensagens de texto (torpedos) de cunho educacional sobre a nova lei para todos os seus clientes. A expectativa era atingir mais de 25 milhões de usuários de telefone celular nos próximos dias. A notícia completa aqui.

Cresce número de doações de órgãos e transplantes no Estado e a cada notificação de potencial doador realizada pelo hospital participante do projeto, uma mensagem é enviada automaticamente ao telefone celular do médico da Central de Transplantes responsável, que acompanha toda a situação. Os coordenadores monitoram a realização dos exames clínicos e gráfico para constatação da morte encefálica, mantêm contatos regulares com as Organizações de Procura de Órgãos e a Central de Transplantes e preenchem um relatório para cada notificação de potencial doador. Clique aqui para saber mais.

O Portal do Governo do Estado de São Paulo desenvolveu uma versão exclusiva da sua página eletrônica para telefones celulares e qualquer usuário que possua um aparelho móvel com acesso à internet pode navegar pela opção customizada do site, onde poderá encontrar notícias sobre áreas como saúde, educação, segurança, infraestrutura, saneamento básico e informações de todas as Secretarias e órgãos estaduais.Consulte aqui.

O Emprega São Paulo, uma ferramenta gratuita de oferta e busca de vagas de trabalho pela internet, torna mais rápido e simples o encontro entre cidadãos desempregados ou à procura de uma nova oportunidade e empregadores de diferentes segmentos que precisam de mão de obra. O cruzamento das vagas ofertadas com os currículos cadastrados ocorre automaticamente. As convocações são feitas por e-mail ou mensagem SMS. Diz o secretário Guilherme Afif, “o Emprega São Paulo é uma ferramenta aberta, que evita filas e acelera a intermediação de mão de obra. A mensagem SMS é a melhor forma de localizar o candidato, já que fizemos uma pesquisa e constatamos que 92% da população têm celular”. Acesse a noticia por aqui.

Creio que já existe aqui muitos exemplos do uso do celular pelo Governo Paulista.
Existe tbm um documento feito pelo nosso colega Sérgio Bollinger q vc pode usar como referência.

Vamos ao concurso então? A regra é bem simples: quem fizer comentário, relatando mais outros usos existentes ou possíveis, será o vencedor.

Obrigado.
Angelo Ricchetti
*