Transformar pela arte

Alunos da escola pública de Orchard Gardens

Alunos da escola pública de Orchard Gardens mostrando em público o que aprenderam durante as aulas de música (foto do US Department of Education no Flickr)

Nos Estados Unidos da América, a escola Orchard Gardens em Boston, Massachusetts, era considerada um estabelecimento de ensino de fraca qualidade e com um alto nível de violência. Depois de em 2010 se ter tornado uma das escolas abrangidas pelo programa governamental Turnaround Schools, a escola passou a ser uma referência, um exemplo a seguir por outras escolas problemáticas.

Uma das grandes e mais ousadas intervenções foi a dispensa dos funcionários de segurança e a contratação de um maior número de professores ligados às artes. Este investimento teve duas consequências diretas: não só foi possível alargar o número de horas que os alunos podiam passar na escola, como também as novas atividades trouxeram motivos de interesse e ambições alternativas para os jovens.

Esta experiência teve resultados imediatos. Num curto espaço, esta escola melhorou, em muito, os resultados dos seus alunos. Um dos indicadores mais surpreendentes, o do número de alunos com um nível de leitura adequado, aumentou 250%.

O vídeo abaixo (em inglês) resume esta experiência.

Sem comentários ainda

Comentários