O Que é

O blog Governo 21 é o mais novo produto da Rede Paulista de Inovação, a mais ampla base mundial de informações e análises sobre inovação organizacional em língua portuguesa, mantida pela igovSP – Assessoria de Inovação em Governo da SPDR – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo.

Este site tem como objetivo central identificar, pontuar e comentar experiências exitosas no campo da inovação governamental nacional e internacional, em todos os poderes: executivo, legislativo e judiciário e esferas de governo: municipal, estadual e federal. Comporão a página Home deste produto: cases, leis de fomento a inovação organizacional, notas sobre a implantação de laboratórios de gestão, serviços inovadores, unidades que tratam de inovação em governo, políticas públicas inovadoras, apenas para exemplificar.

Além da Home, o blog terá mais três páginas que permitirão ao visitante acompanhar o contexto de mudanças aceleradas que estão marcando a sociedade contemporânea e que servirão de cenário base para a atuação governamental nos próximos exercícios.

Na página Dá pra fazer serão identificadas e comentadas metodologias e processos de trabalho que estão mudando a vida das organizações. Servirão de base para está página: trabalhos acadêmicos, documentos (textos, slides, vídeos) apresentados em eventos, entrevistas que falem de gestão do conhecimento, inovação organizacional , design thinking, storytelling, comunidades de prática,  mídias sociais, etc.

Na página Radar serão pontuadas e comentadas invenções e tecnologias que  poderão, em breve, mudar a vida das organizações. Aqui o leitor encontrará notícias, vídeos, fotos, entrevistas, registros de áudio,  notas sobre startups promissoras, entre outras matérias.

Por fim, na página Retrô o usuário encontrará registros históricos sobre  invenções e tecnologias que hoje fazem parte de nosso dia a dia mas que, à época, mudaram paradigmas e contribuíram, cada uma à sua maneira, para chegarmos a era do conhecimento. Aqui serão encontradas notícias, vídeos, fotos,  entrevistas,  registros de áudio, referentes a estas “novas” tecnologias.

A Figura abaixo fornece um resumo visual da articulação do site

Governo21

Quaisquer colaborações, sugestões, críticas ou comentários, como já é hábito em nossos produtos, serão muito bem aceitas. Para tanto, use o link encontrado na aba Sugestões.

Editoras Responsáveis

Ana-nevesAna Neves é sócia e diretora executiva da Knowman empresa através da qual presta serviços de consultoria em gestão de conhecimento, aprendizagem organizacional, redes sociais, mudança cultural e inovação. É responsável pelo KMOL e coordena a organização do “Social Now: Tools for Workforce Collaboration”, do Cidadania 2.0 e do Organização 2.0. Realiza projetos em Portugal e no Brasil, em organizações públicas e privadas. Durante os quase 9 anos que viveu em Inglaterra, foi Senior Consultant na Headshift, Knowledge Network Manager na NHS Modernisation Agency, e Cultural Change Manager numa grande instituição financeira.

Isabel-de-Meiroz-DiasIsabel de Meiroz Dias é assessora especial da presidência no Proderj. Foi analista de negócios estratégicos no Royal Borough of Kingston, governo local na Grande Londres, Reino Unido. É consultora em estratégia, inovação e uso de tecnologia de informação, tendo realizado projetos para organizações públicas e privadas, tais como Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Correios, Caixa Econômica, Whirlpool Brasil, C&A e Amil. Foi professora de cursos de graduação e pós-graduação em instituições como IBMEC, FAAP, FIA e FUNDAP. Foi pesquisadora visitante na London School of Economics and Political Science, como parte da pesquisa de doutorado, que enfocou o uso de tecnologias de informação em reformas do setor público. É graduada, mestre e doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.