Academia de Código em Lisboa

Academia de Código em Lisboa

 

Tem estado a decorrer em Portugal um projeto piloto apoiado pela Câmara Municipal de Lisboa (Prefeitura de Lisboa) e a Fundação Calouste Gulbenkian. Trata-se da Academia do Código, um projeto liderado por uma start-up portuguesa com o mesmo nome e que tem dado a cerca de 70 alunos de 8 e 9 anos um primeiro contato com a programação.

Partindo do princípio de que o desenvolvimento de código de programação será uma competência fundamental do futuro – um princípio bem presente em iniciativas como Hora do Código e Code.org –  este projeto quer

“[f]azer [dos alunos] pioneiros do código para, futuramente, expandir esta versão beta a todas as escolas do ensino básico nacional e integrar no sistema educativo o nosso currículo de competências básicas em programação, fazendo assim com que, dentro de alguns anos, 1.200.000 estudantes portugueses passem a tratar o código por <tu>.”

A iniciativa conta com alunos em 2 escolas públicas e 1 privada e a reação dos alunos tem sido extremamente positiva, como se pode ver no vídeo abaixo.

 

Ainda que a aprendizagem de código seja, hoje em dia, considerada de extrema importância mesmo para quem não pretenda vir a ser programador no futuro, a verdade é que em Portugal há atualmente uma grande falta de programadores: estima-se que perto de 8000 oportunidades de emprego por preencher.

Vale salientar que esta aposta da Câmara Municipal de Lisboa parece totalmente alinhada com a estratégia da capital portuguesa para a criação de um ecossistema de start-ups tecnológicas.

Sem comentários ainda

Comentários